Subiu para três o total de mortos e 43 o de feridos - seis com sérias queimaduras - declarados no acidente com um avião de passageiros russo, com 124 pessoas a bordo, que pegou fogo quando taxiava numa pista coberta de neve e explodiu no aeroporto de Surgut, na Sibéria. O restante dos passageiros e da tripulação foi retirado com segurança da aeronave antes da explosão.
O porta-voz do serviço de emergência russo, Vadim Grebennikov, disse que o incêndio, que começou em um dos motores enquanto a aeronave se preparava para decolar, provocou uma forte explosão que destruiu o avião Tupolvev modelo Tu-154 e espalhou chamas em uma área de 100 metros quadrados. A televisão russa mostrou imagens do avião em chamas feitas por um telefone celular. Tudo o que restou da aeronave foram partes da cauda e de uma asa.
Grebennikov informou que dez pessoas ficaram seriamente feridas, dentre elas seis que sofreram queimaduras graves e quatro que tiveram fraturas. A maioria dos passageiros recebeu tratamento por causa da inalação de fumaça tóxica. A aeronave, que pertence à companhia aérea regional Kogalymavia, decolava da cidade de Surgut, na Sibéria, e tinha como destino final a capital Moscou.
Dentre os passageiros estavam os membros do grupo pop russo Na-Na, que descreveram o pânico no interior da aeronave. "Primeiro ouvimos um estrondo e vimos chamas na parte de trás do avião. As pessoas entraram em pânico", disse Yury Rymarev, integrante do grupo, à emissora de televisão NTV.
Segundo ele, os comissários de bordo tentaram acalmar os passageiros, mas as chamas começaram a se espalhar, principalmente depois que um dos passageiros abriu uma saída de emergência e o ar entrou na aeronave. O avião se encheu rapidamente de fumaça escura por causa da queima do plástico, disse Rymarev.
Outro membro do grupo, Sergei Grigoryev, que estava sentado na parte de trás do Tu-154, descreveu como os passageiros pularam por sobre as cabeças dos que estavam na frente e correram para escapar. "Minha vida inteira passou por meus olhos e eu ainda me sinto mal", escreveu ele, no site do Na-Na, grupo popular na Rússia nos anos 1990.
Um terceiro integrante da banda, Vladimir Politov, disse que algumas pessoas estavam tão desesperadas para sair que passavam pelo meio das chamas, informou a agência de notícias RIA Novosti. Politov e outros passageiros descreveram as dificuldades para abrir as saídas de emergência, dizendo que todas ou a maioria das pessoas fugiram por uma saída sobre a asa.
Acidentes
O Tu-154 foi o carro-chefe da indústria de aviação civil soviética e pós-soviética e entrou em operação pela primeira vez na década de 1970. Mas depois que uma série de acidentes envolvendo a antiga frota desencadeou preocupações sobre a segurança das aeronaves, a companhia aérea estatal Aeroflot retirou todos os seus modelos de operação, com o último voo sendo realizado há um ano.
Contudo, o jato de médio porte continua a ser utilizado por companhias aéreas menores em toda a Rússia e na região da ex-União Soviética. O uso do avião é proibido em algumas partes da Europa devido ao ruído excessivo do seu motor.
Somente no mês passado, duas pessoas morreram e 83 ficaram feridas numa acidente provocado por falha nas turbinas de um Tu-154. Dois dos motores pararam de funcionar logo após a decolagem em um aeroporto de Moscou. A terceira turbina deixou de funcionar quando a aeronave fez um pouso de emergência, deslizou pela pista e se partiu. As informações são da Associated Press.