Pelo menos 39 pessoas morreram em um deslizamento de terra nesta sexta-feira na província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país, informou a agência oficial "Xinhua".
A agência, que citou as autoridades locais, informou que o deslizamento soterrou pessoas de 16 famílias na aldeia de Gaopo, no condado de Zhenxiong.
O desmoronamento, que aconteceu em torno das 8h20 locais (22h20 de Brasília), sepultou cerca de 40 pessoas, segundo os cálculos iniciais, e continuam os trabalhos de resgate para tentar localizar sobreviventes e recuperar todos os corpos.
Nos trabalhos de resgate participam 1 mil pessoas, enquanto as autoridades locais enviaram para a região afetada material de auxílio como cobertores e barracas, indicou "Xinhua".
"O deslizamento, que jogou centenas de milhares de metros cúbicos de lama sobre a aldeia, soterrou todas as casas do lugar e gerou grandes dificuldades para os trabalhos de resgate, às que se somam as baixas temperaturas", disse o líder de um das equipes de resgate, Sun Anfa, citado pela agência oficial.
O condado de Zheng Xiong é vizinho ao de Yiliang, onde em outubro morreram 19 pessoas, entre elas 18 alunos de uma escola primária, em uma tragédia semelhante.
Em setembro, uma série de terremotos na região deixaram 81 mortos em Yiliang.