O número de refugiados sírios na Turquia já alcançou os 50 mil, segundo dados proporcionados pelas autoridades turcas ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Dessas vítimas da violência armada, cerca de 47 mil passaram pelo processo de registro da agência humanitária, disse nesta quinta-feira (9) a porta-voz do organismo, Fatoumata Lejeune-Kaba, em Genebra.
"Sem dúvida estamos vendo um aumento do número de refugiados que chegam à Turquia", reconheceu a porta-voz, mas sem confirmar que houve um aumento drástico como consequência dos intensos combates registrados em Aleppo, a 50 quilômetros da fronteira turca, entre as forças governamentais e os rebeldes.
De uma média de 400 a 600 pessoas que na semana passada cruzavam diariamente à Turquia, Fatoumata indicou que os refugiados que chegam a cada dia estariam agoram em torno de 1,2 mil.
No lado turco da fronteira foram erguidos oito campos de refugiados para acolher os sírios que fugiram da guerra e dos quais cerca da metade são menores de idade.
Os organismos humanitários da ONU e várias organizações não governamentais apoiam o governo turco para atender suas necessidades.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast