Nove pessoas morreram nesta sexta-feira (16) em um acidente durante uma competição aérea em Reno, no estado americano de Nevada - quando um avião da Segunda Guerra Mundial caiu sobre o público -, segundo um balanço atualizado da polícia.
"Transportamos 54 pacientes para hospitais, sendo que dois deles morreram em seguida. Também tivemos sete vítimas fatais no local do acidente, incluindo o piloto", informou o chefe da polícia de Reno, Dave Evans.
Autoridades americanas se dirigiram neste sábado (17) a Reno (Nevada, oeste) para investigar o acidente ocorrido na tarde de sexta-feira (16).
Uma equipe do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegou na manhã deste sábado ao local onde era realizada uma popular exibição aérea anual para investigar a causa do acidente, que, segundo a Reno Air Racing Association, que organiza o evento, ocorreu provavelmente devido a um problema mecânico.
Mark Rosekind, um responsável do gabinete de transporte, "está no local do acidente, ocorrido na exibição aérea de Reno, recebendo um informe dos investigadores do NTSB", escreveu o gabinete federal em sua conta no Twitter.
Um vídeo amador do acidente capta o momento em que o P-51 Mustang cai quase verticalmente sobre a arquibancada.
O piloto, Jimmy Leeward, era um agente imobiliário de 74 anos que voava em competições - e não comercialmente - desde 1975.
Testemunhas afirmaram que a aeronave caiu na área dos boxes e concordam em especular que o piloto evitou que o número de vítimas fosse maior ao realizar uma manobra busca.