• Carregando...

O Ministério da Saúde informou na tarde desta terça-feira (5) que o número de pessoas no Brasil com suspeita de ter contraído a gripe suína subiu de 25 para 28. Os casos suspeitos estão sendo investigados em 10 estados e no Distrito Federal: São Paulo (12), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

De acordo com o boletim, outros 28 casos estão sendo monitorados pelo ministério em 20 estados. O órgão também informou que 73 casos que estavam sendo monitorados foram descartados – sendo os maiores números em São Paulo (26) e no Paraná (9). Até segunda-feira (4), o Brasil tinha 25 pacientes com suspeita de estar com o vírus Influenza A (H1N1). Até esta tarde, nenhum caso foi confirmado no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, os números divulgados nesta tarde referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta terça-feira. O próximo boletim deve ser divulgado somente na quarta-feira (6) à tarde.

O ministério reitera a recomendação para que a população não tome medicamentos por conta própria. "A automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para influenza", destaca trecho do boletim.

O governo também informa que intensificou a campanha de prevenção. No fim de semana, encaminhou para distribuição 500 mil folders com informações sobre a Influenza A (H1N1) em três línguas (português, inglês e espanhol). O material já está sendo distribuído em 46 aeroportos brasileiros.

Na segunda-feira (4), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, anunciou um crédito adicional de R$ 141 milhões para intensificar as ações de prevenção à nova gripe. A maior parte da verba deverá ser usada para publicidade e também para a instalação de "salas de situação" nos portos do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]