Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Para onde nós vamos?"

Sobrevivente de Columbine escapou de massacre em Virginia Tech

Oito anos depois de sobreviver ao atentado na escola secundária Columbine, quando dois alunos mataram 15 pessoas e deixaram outras 23 feridas, a estudante Regina Rohde passou a ter mais um triste episódio no seu currículo escolar. Na segunda-feira, ela estava entre os universitários de Virginia Tech surpreendidos pelo estudante sul-coreano Cho Seung-Hui, que matou 32 pessoas e em seguida deu um tiro na própria cabeça.

- Muitas coisas passaram pela minha cabeça: "O que está acontecendo? Quem está ferido? Para onde nós vamos?". Foram as mesmas perguntas que nós nos fizemos em Columbine - contou ela nesta sexta-feira à rede de televisão americana NBC, um dia depois de a emissora ser criticada por reproduzir imagens enviadas pelo atirador.

Regina diz que durante muito tempo sofreu com a desconfiança de que qualquer pessoa poderia atacá-la. Em 1999, ela estava na lanchonete da escola, o ponto de partida do ataque dos estudantes Eric Harris e Dylan Klebold. Regina foi uma das pessoas que conseguiu escapar do prédio antes mesmo das primeiras ligações para a polícia.

Em Virginia Tech, a estudante estava fora da linha de tiro do autor do massacre, mas soube que um atirador estava rondando a universidade. Inicialmente, ela não associou as duas experiências.

- Por algum motivo, só depois eu voltei àquele dia oito anos atrás - disse.

Embora já tenha passado por uma situação semelhante, ela diz que ainda não consegue assimilar o que aconteceu.

- Eu não acredito que muitas pessoas tenham sido atingidas por isso, incluindo eu. Eu ainda não consegui entender o que realmente aconteceu.

Na quinta-feira, escolas americanas entraram em alerta máximo diante da ameaça de novos ataques. Agora, Regina acredita que dificilmente voltará a se sentir segura.

- Você pode voltar ao seu dia-a-dia, sem olhar constantemente ao redor. Demorei anos para conseguir isso. Mas você nunca volta a se sentir completamente seguro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.