• Carregando...

Um tribunal iraquiano condenou um sobrinho do ex-presidente Saddam Hussein à prisão perpétua por acusações de financiar insurgentes e posse de bombas, informou nesta segunda-feira o governo do Iraque em comunicado.

Ayman Sabawi, filho de Sabawi Ibrahim al-Tikriti, meio-irmão de Saddam e que também era importante membro do regime derrubado, enfrenta outra audiência e pode até ter uma sentença mais rígida por novas acusações, surgidas durante seu julgamento, segundo o comunicado.

"A Corte Criminal Central emitiu uma sentença inicial de prisão perpétua contra o terrorista Ayman Sabawi", informou a nota, citando uma fonte oficial do Ministério da Justiça. Ayman foi capturado em março perto de Tikrit, cidade natal de Saddam.

Saddam vai ao tribunal no dia 19 de outubro por acusações de assassinatos em massa de xiitas em Dujail, em 1982.

A corte deve emitir nos próximos dias uma ordem de prisão de um ex-ministro da Defesa em um caso que analisa o desaparecimento de mais de US$ 1 bilhão, disse um investigador nesta segunda-feira.

Radhi al-Radhi, chefe da Comissão de Integridade Pública, disse possuir um prova contra Hazim Shaalan, que chefiou a pasta no governo interino do premier Iyad Allawi.

- Espero que a corte criminal central do Iraque emita a ordem dentro de uma semana ou dez dias, para Shaalan e outras autoridades - afirmou Radhi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]