Um soldado dos Estados Unidos foi preso na Rússia sob suspeita de roubo, informaram duas autoridades americanas à emissora CNN. De acordo com uma dessas duas fontes, o militar detido se chama Gordon Black.
Uma porta-voz do Exército, Cynthia Smith, confirmou a prisão, embora não tenha divulgado o nome do soldado.
“A Federação Russa notificou o Departamento de Estado dos EUA sobre a detenção criminal de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, declarou Smith, que afirmou que o soldado teria sido preso em Vladivostok, no extremo leste da Rússia, “sob a acusação de má conduta criminosa”.
“O Exército notificou sua família e o Departamento de Estado dos EUA está fornecendo apoio consular apropriado ao soldado na Rússia. Dada a sensibilidade deste assunto, não podemos fornecer detalhes adicionais neste momento”, acrescentou.
De acordo com a CNN, a prisão foi na quinta-feira passada (2). Black estava numa unidade do Exército americano na Coreia do Sul e teria tirado licença e viajado para a Rússia por vontade própria.
Cidadãos americanos têm sido especialmente visados na Rússia desde o início da guerra de Moscou contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022 – no ano passado, um repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, foi preso sob acusação de espionagem. Por isso, Washington tem orientado para que cidadãos americanos não viajem para a Rússia.
Deixe sua opinião