Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incursão

Soldado de Israel morre durante confronto em Jenin, na Cisjordânia

Soldados israelenses em Jenin, no começo de agosto
Soldados israelenses em Jenin, no começo de agosto (Foto: EFE/EPA/Alaa Badarneh)

Ouça este conteúdo

Um soldado israelense morreu neste sábado e outros três ficaram feridos – um deles em estado grave – durante um confronto armado com terroristas em Jenin.

Segundo um comunicado do Exército, o soldado morto é Elkana Navon, de 20 anos. Uma investigação preliminar indica que os militares trocaram tiros com dois homens armados, presumivelmente do Hamas, antes de estes serem mortos.

Na última quarta-feira, Israel iniciou uma das maiores operações militares no norte da Cisjordânia nas últimas duas décadas.

Na manhã de quarta-feira, mais de uma centena de soldados israelenses, franco-atiradores, drones e veículos blindados invadiram as cidades e acampamentos palestinos de Tubas, Tulkarem e Jenin, a fim de realizar uma operação "antiterrorista" batizada por Israel de "Operação Acampamentos de Verão".

Desde então, pelo menos 23 palestinos morreram, 14 deles em Jenin.

Em um comunicado, o Hospital Governamental de Jenin anunciou hoje a suspensão dos seus serviços de diálise devido a interrupções nos fornecimentos essenciais causadas pela ofensiva militar israelense na cidade.

O hospital está sitiado há quatro dias e enfrenta falta de energia, depois que as forças israelenses danificaram as linhas de energia e o centro médico passou a depender de geradores.

Jenin é reduto terrorista

A cidade de Jenin é um reduto histórico de grupos terroristas palestinos no norte da Cisjordânia. Cerca de 14 mil pessoas, descendentes de palestinos deslocados após a criação de Israel em 1948, vivem no campo de refugiados de Jenin. A maioria é de jovens desempregados.

Nos últimos anos, uma nova geração de palestinos juntou-se à Brigada Jenin, uma amálgama pouco sofisticada e altamente coordenada que inclui membros do Hamas, da Jihad Islâmica Palestina e dos Mártires de Al Aqsa de Fatah.

Jenin foi o palco de muitos dos ataques suicidas que marcaram a segunda Intifada (2000-2005) e é o ponto mais alto de incursões militares e confrontos armados contra tropas israelenses, que deixaram cerca de 95 palestinos mortos até agora em 2024.

Israel localiza corpos

Também neste sábado, o governo de Israel confirmou ter encontrado corpos na Faixa de Gaza. "Neste momento, as tropas ainda estão operando na área e estão levando adiante um processo para extrair e identificar os corpos", afirmou a nota, que também pede que as pessoas evitem espalhar rumores.

Nas últimas horas, veículos que cobrem o conflito em Gaza afirmaram que os corpos encontrados são de seis israelenses que haviam sido sequestrados pelo Hamas.

O governo israelense não informou quantos corpos foram localizados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.