Um soldado israelense morreu vítima de "fogo amigo" na fronteira de Gaza nesta segunda-feira, num incidente em que três infiltrantes palestinos foram capturados, disse um porta-voz militar de Israel.
As tensões cresceram na fronteira entre Israel e Gaza neste mês. O Exército israelense realizou vários ataques aéreos contra o território controlado pelo Hamas em resposta ao lançamento de foguetes por militantes que mataram um trabalhador tailandês no sul de Israel na semana passada.
O porta-voz israelense, respondendo à reportagens da imprensa, incluindo uma da rede de televisão Al Arabiya, que informaram sobre a morte de um soldado, disse que o militar "foi aparentemente morto como resultado de fogo amigo".
Duas forças separadas foram alertadas sobre uma suposta infiltração, mas nenhum dos grupos sabia que outro estava na área, disse o porta-voz. Uma das forças "erroneamente identificou a equipe com o tanque (no local) como suspeitos e abriu fogo", afirmou.
Um soldado morreu e três infiltrantes desarmados foram detidos, disse o porta-voz. Um coronel foi nomeado para investigar o incidente.
Nenhum grupo militante que atua em Gaza assumiu responsabilidade pelos infiltrantes, sugerindo que os homens podem ter tentado entrar em Israel em busca de trabalho.
Uma fonte de segurança em Gaza disse que Israel realizou disparos contra a área após o incidente e médicos informaram que um homem ficou ferido, mas é não se sabe em quais circunstâncias ele foi atingido.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Trump avalia impor tarifas contra Brasil e outros países que praticam guerra jurídica a favor da esquerda
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns