Um soldado dos Estados Unidos que desertou, porque não quis servir e cometer "crimes de guerra" no Iraque, pediu asilo ao governo da Alemanha, disse nesta sexta-feira (28) o advogado do militar. Andre Shepherd, que serviu no Iraque entre setembro de 2004 e fevereiro de 2005, quando trabalhou na manutenção dos helicópteros Apache, recusou-se a voltar ao Iraque no ano passado, a partir da base na Alemanha onde servia.
O advogado Reinhard Marx afirmou à AFP que o desertor, de 31 anos, disse ter abandonado o Exército porque "ele não quer tomar parte na guerra americana no Iraque, uma guerra que não está de acordo com a lei internacional e porque ele não quer ser implicado em crimes de guerra".
O advogado pede asilo com base em uma diretiva da União Européia de 2004, que estipula que o asilo pode ser concedido se o solicitante tomar parte em um conflito e poderá cometer "crimes contra a paz, um crime de guerra ou um crime contra a humanidade", disse Marx. Se o pedido for negado, Shepherd enfrentará um processo de extradição e prisão nos EUA, afirmou o advogado. As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião