A sonda Cassini descobriu mais dois anéis no planeta Saturno e está prestes a confirmar a presença de outros dois, informou nesta quarta-feira o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa. Além disso, as observações realizadas pela sonda na sua aproximação podem confirmar a presença de outras luas na órbita do planeta, acrescentou o JPL em comunicado.
Os dois anéis de Saturno foram descobertos quando o Sol passava por trás de Saturno e os cientistas que controlam as operações indicaram que os anéis estão vinculados a uma ou mais luas.
- Como no velho ditado que diz onde há fumaça há fogo, em Saturno se há um anel possivelmente há uma lua - assinalou Jeff Cuzzi, cientista da Cassini no Centro Ames de Pesquisas da agência espacial americana.
Em meados de setembro, um anel difuso nunca antes detectado revelou pela primeira vez a presença das luas Jano e Epimeteu. Uma semana depois confirmou a presença da pequena lua Palene, descoberta pela sonda em 2004.
- Estamos atrás destas possíveis e fugidias luas - disse Joe Burns, especialista em imagens do programa da Sonda na Universidade de Cornell, Nova York. - Descobrir essas luas e sua interação com os anéis poderia ajudar a compreender como elas se formaram e como surgiu o sistema de Saturno - acrescentou.
A maior parte dos anéis de Saturno é composta por pequenos corpos de gelo, mas as novas imagens do espectrômetro da sonda revelaram uma estrutura diferente.
- Há indícios que poderia haver outro tipo de material, além do gelo no interior dos anéis - afirmou Phil Nicholson, um dos cientistas de Cornell.
A sonda Cassini é um projeto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana.
Leia mais: O Globo Online