Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Sonda vê hexágono no pólo norte de Saturno

Imagens registradas em outubro de 2006 pela sonda espacial Cassini, e divulgadas esta semana pelos pesquisadores da Nasa, confirmam a existência um estranho hexágono de quase 25 mil quilômetros (o equivalente a duas Terras de largura) circulando o pólo norte de Saturno. A forma geométrica foi identificada pela primeira vez há duas décadas, a partir de fotografias tiradas pelas sondas Voyager 1 e 2. Mas esta é, segundo os cientistas, a primeira vez que imagens nítidas dessa região do planeta - e do fenômeno - podem ser analisadas.

A qualidade das imagens - capturadas 902 mil quilômetros acima de Saturno - se deve ao espectômetro infravermelho que a Cassini leva a bordo. Segundo os pesquisadores, o hexágono pode ser uma variação de um fenômeno comum na Terra, o vórtice polar, onde ventos sopram de forma circular em torno dos pólos. Ainda de acordo com o time da agência espacial americana, as fotos indicam que o misterioso fenômeno flagrado é duradouro.

"Nunca vimos nada como isso em nenhum planeta", afirmou ao jornal britânico "Daily Mail" o especialista na atmosfera saturnina Kevin Baines, que trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, California. "A densa atmosfera de Saturno é dominada por ondas em formas circulares e é o último lugar onde você esperaria encontrar uma figura geométrica de seis lados como essa, mas ali está ela," disse ele.

Agora, os cientistas aguardam o fim do inverno no pólo Norte do planeta para poder analisar o mistério mais facilmente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.