Washington - Indicada pelo presidente Barack Obama, a juíza Sonia Sotomayor tomou posse ontem na Suprema Corte dos Estados Unidos, em uma cerimônia da qual participaram o presidente e seu vice, Joe Biden.
Aos 55 anos, Sotomayor tornou-se no mês passado a terceira mulher, e a primeira pessoa de origem hispânica, a assumir o cargo de juíza na corte constitucional dos EUA, que tem 220 anos de história. Ela fez novamente o juramento do cargo, depois do juramento de confirmação no cargo, em 8 de agosto, na cerimônia em que o tribunal formalmente recebeu seu mais novo membro.
Estiveram presentes à posse o procurador-geral, Eric Holder; e diversos membros da comunidade hispânica, além de parentes e amigos.
Durante o ato, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts, Sotomayor se comprometeu a aplicar a justiça por igual a todas as pessoas. Ao final de seu juramento, a juíza se sentou no lado direito de uma longa mesa de madeira junto aos outros oito magistrados do Supremo. Todos ocupam o cargo de forma vitalícia.
Filha de porto-riquenhos, Sotomayor foi criada no bairro de Bronx, na cidade de Nova Iorque. Tem doutorado em direito pela Universidade de Yale (Connecticut), uma das mais reconhecidas do país.