Washington - Indicada pelo presidente Barack Obama, a juíza Sonia Sotomayor tomou posse ontem na Suprema Corte dos Estados Unidos, em uma cerimônia da qual participaram o presidente e seu vice, Joe Biden.
Aos 55 anos, Sotomayor tornou-se no mês passado a terceira mulher, e a primeira pessoa de origem hispânica, a assumir o cargo de juíza na corte constitucional dos EUA, que tem 220 anos de história. Ela fez novamente o juramento do cargo, depois do juramento de confirmação no cargo, em 8 de agosto, na cerimônia em que o tribunal formalmente recebeu seu mais novo membro.
Estiveram presentes à posse o procurador-geral, Eric Holder; e diversos membros da comunidade hispânica, além de parentes e amigos.
Durante o ato, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts, Sotomayor se comprometeu a aplicar a justiça por igual a todas as pessoas. Ao final de seu juramento, a juíza se sentou no lado direito de uma longa mesa de madeira junto aos outros oito magistrados do Supremo. Todos ocupam o cargo de forma vitalícia.
Filha de porto-riquenhos, Sotomayor foi criada no bairro de Bronx, na cidade de Nova Iorque. Tem doutorado em direito pela Universidade de Yale (Connecticut), uma das mais reconhecidas do país.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia