A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário americano Elon Musk, enviou neste sábado (28) uma cápsula rumo à Estação Espacial Internacional (EEI) que em fevereiro trará de volta à Terra dois astronautas da Nasa que ficaram “presos” devido a uma missão problemática da nave espacial Starliner, da Boeing.
Segundo informações da NBC News, a Crew Dragon da SpaceX decolou no topo de um foguete Falcon 9 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, levando o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.
Eles se juntarão a cinco outros astronautas e cosmonautas na EEI e lá ficarão até fevereiro, quando retornarão à Terra trazendo com eles os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams.
No início de junho, estes dois tripulantes foram enviados para a estação espacial na cápsula Starliner, da Boeing, no primeiro voo de teste tripulado da nave espacial.
Estes dois astronautas deveriam ficar na EEI apenas oito dias, mas a Starliner sofreu vazamentos de hélio e problemas com alguns de seus propulsores, o que fez a Nasa optar por mantê-los na estação.
Dessa forma, a cápsula da SpaceX foi enviada com dois lugares vagos, para que Wilmore e Williams sejam trazidos de volta – dois astronautas que iriam na Crew Dragon terão que esperar outro lançamento.
A cápsula da Boeing retornou à Terra na primeira semana de setembro sem tripulantes a bordo.