A empresa americana SpaceX lançou neste domingo (7) sua cápsula Dragon a bordo de um foguete Falcon 9 em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), na primeira de 12 missões de frete para a Nasa, segundo imagens da agência espacial americana.
O lançamento foi realizado de Cabo Canaveral (Flórida), às 20H35 local (21H35 Brasília), e a Dragon entrou em órbita sem problemas dez minutos após o tiro, ativando suas duas antenas solares para seguir rumo à ISS.
A cápsula não tripulada, de seis toneladas, tem sua chegada prevista à Estação Espacial para a quarta-feira, dia 10 de outubro.
A Dragon transporta 454 quilos de equipamento, incluindo materiais essenciais para a realização de 166 experiências científicas por parte dos seis integrantes da tripulação atual da ISS, a Expedição 33, composta por dois americanos, entre eles uma mulher, um japonês e três russos.
A cápsula deve retornar à Terra no dia 28 de outubro, com um pouso de paraquedas no oceano Pacífico, na costa do sul da Califórnia.
Em maio passado, a Dragon realizou um voo bem sucedido à Estação Espacial, mas a missão iniciada neste domingo "marca o verdadeiro início dos voos comerciais de transporte de provisões em direção à ISS para a Nasa", declarou na sexta-feira o diretor da agência espacial americana Charles Bolden.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula