O físico britânico Stephen Hawking, famoso por desenvolver complexas teorias sobre o tempo e o espaço mesmo sofrendo de uma doença debilitante que lhe tolhe a fala e os movimentos, vai experimentar no próximo mês a realidade da gravidade zero, disseram autoridades da Flórida e funcionários de uma empresa na quinta-feira.
O vôo está marcado para 26 de abril, decolando e pousando no Centro Espacial Kennedy, que aluga sua pista de ônibus espaciais para a empresa chamada Zero Gravity Corp., que realiza os passeios sem gravidade com um Boeing 727 adaptado.
O avião, chamado G-Force One, faz vôos parabólicos até acima dos 9.000 metros. Na descida, quando a velocidade supera momentaneamente a força da gravidade terrestre, os passageiros têm a sensação de ausência de peso.
Questões médicas são a principal preocupação durante o vôo de Hawking, de 65 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica, que faz com que só consiga se comunicar por meio de um sintetizador computadorizado de voz.
``Como alguém que passou a vida inteira estudando a gravidade e buracos negros, estou excitado por experimentarem primeira mão a ausência de peso e o ambiente de gravidade zero'', disse Hawking, autor do best-seller ``Uma Breve História do Tempo'', em nota por escrito.
``Sou grato à Zero Gravity Corp. por tornar essa experiência disponível para o público geral, especialmente para indivíduos deficientes'' escreveu Hawking, famoso por trabalhar em conceitos complicados como buracos negros e contínuos temporais.
A Nasa e a Rússia usam vôos similares para treinar astronautas. O KC-135 da Nasa tem o pouco honroso apelido de ''Cometa Vômito'', devido à náusea que o vôo causa.
Peter Diamandis, fundador da Zero Gravity, disse que vai acompanhar Hawking no vôo, junto com assistentes e um equipamento médico especial.
A Space Florida, braço comercial do governo desse Estado, vai patrocinar a viagem de Hawking.
A Zero Gravity, que tem sede na Flórida, já levou mais de 2.500 pessoas desde o início de seus vôos, no final de 2004. O preço médio da passagem é de 3.500 dólares, mais impostos. Hawking também já manifestou interesse em fazer um vôo espacial suborbital.