O subchefe da polícia da cidade de Latakia, no oeste da Síria, um brigadeiro-general, desertou e fugiu para a Turquia durante a noite com outros 11 oficiais sírios, afirmou uma autoridade turca na segunda-feira.
O comandante da polícia é um dos mais altos oficiais a sair do aparato de segurança do presidente Bashar al-Assad e juntar-se a vários outros oficiais militares que desertaram e estão agora na Turquia.
A autoridade turca, que falou em condição de anonimato, não revelou o nome do vice-comandante da polícia, mas disse que pertencia à maioria sunita muçulmana da Síria.
Há atualmente mais de 20 generais e vários outros oficiais abrigando-se na Turquia, de onde eles dirigem operações rebeldes dentro da Síria com ajuda logística dos turcos.
A maioria dos oficiais de alta patente vivem no campo altamente guardado da Apaydin, na província turca de Hatay, perto da fronteira.
Cerca de 600 sírios também cruzaram a fronteira para a Turquia nas últimas 24 horas, elevando o número total de refugiados no país vizinho para cerca de 43.500, afirmou a autoridade.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada