Um submarino da Armada argentina invadiu uma competição de iatismo entre meninos de 12 a 15 anos no litoral atlântico, embora não tenha causado vítimas e nem maiores danos, confirmou nesta segunda-feira o Ministério de Defesa do país.
O incidente ocorreu na última quinta-feira, quando um submarino da Armada navegava próximo ao litoral de Mar del Plata, situado a cerca de 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, onde ocorria uma competição de iatismo. Por conta da surpreendente presença do submarino, a prova foi suspensa para evitar possíveis incidentes.
"Ao se aproximar da zona do canal navegável, para entrar no porto de Mar del Plata, foram avistadas pequenas embarcações pertencentes a uma regata esportiva. A passagem do submarino foi suspensa imediatamente por precaução", explicou hoje o Ministério da Defesa em comunicado.
Após obter autorização, o submarino pode seguir em direção à doca correspondente. Apesar de nenhum dos 150 competidores ter se machucado, os organizadores suspenderam a prova e, posteriormente, exigiram explicações à Armada.
"Cabe destacar que o submarino sempre navegou em superfície e a velocidade de manobra (nunca aconteceu a imersão). Além disso, em nenhum momento existiu risco de colisão, tendo em vista que não foram registrados danos pessoais e nem materiais na tal manobra", concluiu o ministério da Defesa.