Uma operação conjunta dos governos da Colômbia e do Equador identificou neste final de semana dois submarinos carregados com drogas transitando por seus territórios. De acordo com as autoridades envolvidas no caso, juntos, os dois semissubmersíveis carregavam quase quatro toneladas de entorpecentes.
Um primeiro submarino foi localizado no sábado (20), pelas Forças Armadas do Equador, que anunciaram a apreensão da embarcação no oceano Pacífico, a cerca de 60 quilômetros da costa de Esmeraldas, a noroeste do Equador, com quase três toneladas de cocaína.
Um segundo submersível foi interceptado neste domingo (21), pela Marinha colombiana, na altura do porto de Buenaventura, na região oeste do país, também no Pacífico. A embarcação transportava 795 quilos de cocaína e nos dois episódios, seis pessoas que tripulavam os equipamentos foram detidas.
As operações das Forças Armadas dos dois países foram intensificadas após uma crise na Segurança Pública atingir o Equador neste mês e colocar em risco as fronteiras com outros territórios da região. Tanto a Colômbia quanto o Equador são países de destaque no mercado internacional ligado ao narcotráfico.