A derrota estratégica da rede terrorista Al Qaeda é iminente, segundo o subsecretário de Defesa para Inteligência, Michael Vickers, citado nesta quinta-feira pela Agência de Notícias das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Durante uma conferência na Universidade de Defesa Nacional, Vickers disse que "a Al Qaeda continua sendo uma ameaça muito perigosa para os EUA em seu território, e continua sendo a vanguarda do movimento global".
O funcionário acrescentou que, no entanto, "o grupo está sob mais pressão e em uma posição mais precária desde 2001, quando foi expulso de seu santuário no Afeganistão".
Para Vickers, os dirigentes mais importantes da Al Qaeda estão sendo eliminados mais rápido do que a organização consegue substituir. "As substituições que o grupo consegue fazer têm menos experiência e menos prestígio", esclareceu.
O subsecretário de Defesa disse que dos nove dirigentes principais da Al Qaeda apenas Ayman al-Zawahiri conseguiu escapar da captura ou morte.
"Se mantivermos as operações contra o grupo, dentro de 18 a 24 meses a coesão e a capacidade operacional centrais da Al Qaeda poderão se deteriorar ao ponto que o grupo se fragmente e exista como nada além de um instrumento de propaganda", considerou.
As declarações de Vickers aconteceram depois que o Governo americano anunciou nesta quinta-feira a morte do diretor de operações da Al Qaeda no Paquistão, Abu Hafs al Shahri, na semana passada.
Deixe sua opinião