O Partido Nacional da Escócia (SNP) irá votar entre 13 e 27 de março a escolha do sucessor da primeira-ministra Nicola Sturgeon. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (16) pela legenda.
O prazo para abertura das candidaturas dentro do Partido Nacional da Escócia (SNP) foi iniciado na meia-noite da quinta-feira e será encerrado no próximo dia 24 ao meio-dia.
Sturgeon anunciou na última terça-feira (14) que irá deixar o cargo, após quase nove anos como primeira-ministra.
A saída de Sturgeon coloca dúvidas sobre um novo referendo para a independência da Escócia. A primeira-ministra queria convocar uma votação sobre o tema para 23 de outubro, mas a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que a decisão precisa ser aprovada primeiramente pelo Parlamento Britânico.
Sturgeon então decidiu que iria colocar o tema em pauta nas eleições de 2026, por meio de uma votação plebiscitária com o Partido Nacional da Escócia (SNP) concorrendo pela separação do Reino Unido como foco da campanha.
"O SNP está repleto de indivíduos talentosos. Agora eles terão a chance de demonstrar. Nosso novo líder nos guiará na fase final da jornada da Escócia rumo à independência", declarou Lorna Finn, secretária nacional do partido.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas