Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito étnico

Sudão concorda em receber força de paz

Cartum – O Sudão endossou ontem uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para receber uma força de paz de 26 mil soldados na região do Darfur, aumentando as esperanças de que o despacho de uma força armada maior, pela primeira vez, providenciará segurança aos civis na conflagrada região.

Se realmente enviada ao Sudão, a força será o maior exército em uma operação de manutenção de paz, sob a resolução aprovada na terça-feira, e terá uma forte autoridade para impedir ataques contra civis.

Helicópteros de ataque que deverão ser enviados com a força de paz darão uma vantagem maior aos militares, ao permitir que se movimentem mais rápido pelo extenso território – com cerca de metade do tamanho da França – para debelar ataques das milícias árabes Janjaweed aos vilarejos.

Mas o Sudão tem uma longa história em impedir qualquer presença internacional no Darfur, mesmo após ter aceito antes o envio de tropas. A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, disse ontem que os EUA observarão de perto o comportamento do Sudão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.