Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fronteira

Sudão declara estado de emergência na fronteira com Sudão do Sul

O Sudão declarou neste domingo estado de emergência em sua fronteira com o Sudão do Sul, oficializando assim o embargo comercial para este país, anunciou a agência de imprensa oficial Suna.

O presidente Omar al Bashir declarou estado de emergência nos distritos fronteiriços dos estados de Cordofão do Sul, Nilo Blanco e Sennar, informou a agência Suna.

O estado de emregência "outorga ao presidente o direito" de estabelecer tribunais especiais para julgar casos de "terrorismo", afirmou.

O comércio através da fronteira foi proibido extraoficialmente quando o Sudão do Sul se tornou independente. O estado de emergência oficializa este embargo.

A tensão entre os países não parou de crescer desde a independência do Sudão do Sul em julho de 2011, sobre as zonas fronteiriças e petrolíferas.

O Sudão do Sul se mostrou sábado disposto a retirar suas forças da zona fronteiriça de Abyei, conforme as exigências da União Africana. Esta região, uma das que ambos os países disputam é, com frequência, cenário de combates.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.