O Exército do Sudão do Sul anunciou hoje que retomou o controle da cidade de Bor, uma das maiores do país. Com isso, as tropas do governo impedem a chegada dos rebeldes que querem derrubar o governo do presidente Salva Kiir à cidade de Juba.
A informação foi confirmada pelo porta-voz das Forças Armadas, Philip Aguer. Segundo o representante, as tropas derrotaram mais de 15 mil insurgentes. O grupo separatista, liderado pelo ex-vice-presidente Riek Machar, não confirma a operação, mas declarou que não houve contato com o grupo que está em Bor.
Apesar de o Sudão do Sul dizer que dominou a cidade, o governo de Uganda afirma que foi o Exército do país quem retomou o controle de Bor. Os ugandeses afirmam que a situação ainda é complicada, mas que suas forças são maioria.
Enquanto o governo diz avançar sobre Bor, a ONG Médicos Sem Fronteiras informou que piorou a situação da cidade de Malakal, disputada entre as tropas do governo e os rebeldes. Isso obrigou a entidade a paralisar seus trabalhos, que atendem a milhares de refugiados e aos feridos no conflito.
A crise política começou em meados de dezembro quando o presidente Salva Kiir disse ter sido vítima de uma tentativa de golpe de Estado que, segundo ele, foi capitaneada por Riek Machar. O ex-vice-presidente negou as acusações, mas o conflito se estendeu.
Segundo a ONU, o conflito sul-sudanês deixou mais de mil mortos e milhares de deslocados internos. Os dois lados do conflito negociam um cessar-fogo há duas semanas em Adis Adeba, na Etiópia, mas sem sucesso.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Milei, Biden, Xi Jinping: confira fotos dos líderes mundiais no Brasil
Deixe sua opinião