Um professor de sociologia sueco lançou a candidatura de Edward Snowden ao Prêmio Nobel da Paz, dizendo que a premiação ao ex-técnico da CIA corrigiria o erro do Comitê Nobel ao dar o prêmio ao presidente Barack Obama em 2009.
O professor da Universidade de Umeå Stefan Svallfors escreveu ao comitê que Snowden tornou o mundo mais seguro ao revelar informações secretas sobre uma vasta rede de espionagem dos Estados Unidos. Svallfors disse ainda que seguir ordens não é uma desculpa para agir contra os direitos humanos e da liberdade e elogiou a coragem do fugitivo americano, que se encontra em área de trânsito no aeroporto de Moscou.
"Edward Snowden - que teve um esforço heroico sob um grande custo pessoal - revelou a existência e a extensão da vigilância do governo dos EUA às comunicações eletrônicas em todo o mundo. Ao colocar luz sobre este programa de monitoramento - conduzido de forma contrária à legislação nacional e a acordos internacionais - Edward Snowden ajudou a tornar o mundo um pouco melhor e mais seguro", escreveu Svallfors.
Mas pode ser tarde demais para Snowden receber o prêmio ainda neste ano. As candidaturas devem ser feitas até 1º de fevereiro para a premiação de dezembro. Como um professor de sociologia na Universidade de Umeå, Svallfors é uma das pessoas qualificadas para lançar candidaturas ao comitê.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana