56.ª edição do World Press Photo, o prêmio mais importante do fotojornalismo mundial, ocorreu ontem em Amsterdã, na Holanda. O sueco Paul Hansen ganhou o 1º lugar e receberá 10 mil euros pelo prêmio, que será entregue em uma exposição entre 25 e 27 de abril. A entidade premia fotos de nove categorias, em que foram agraciados 54 profissionais de 32 países.
A foto de homens carregando duas crianças mortas na faixa de Gaza em novembro foi a vencedora do prêmio World Press Photo, o maior do fotojornalismo mundial. O autor é o sueco Paul Hansen, que fazia um trabalho para o jornal Dagens Nyheter.
A imagem foi capturada no dia 20 de novembro do ano passado, durante a ofensiva de Israel na região, que é dominada pelo Hamas. Mais de 60 palestinos e 7 israelenses morreram durante os 8 dias de ofensiva, que terminou em um cessar-fogo mediado pelo Egito.
A fotografia vencedora revela o ataque de mísseis israelenses que destruiu a casa onde viviam as duas crianças. O pai dos meninos, que tinham 2 e 3 anos, foi morto durante o ataque e a mãe foi internada em estado grave.
"A força da imagem surge pela forma como contrasta a raiva e a tristeza dos adultos com a inocência das crianças", disse Mayu Mohanna, um dos membros do júri da edição de 2012 do maior prêmio mundial de fotojornalismo.