Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Quatro pessoas são presas após morte de americana na Suíça em “cápsula de suicídio”

Cabana em Merishausen, no norte da Suíça, onde uma americana de 64 anos morreu numa “cápsula de suicídio” esta semana (Foto: EFE/EPA/ENNIO LEANZA)

Ouça este conteúdo

Quatro pessoas foram presas na Suíça após a morte de uma americana de 64 anos numa chamada “cápsula de suicídio” no município de Merishausen, no norte do país, na última segunda-feira (23).

Segundo informações da agência Reuters, a polícia do cantão (divisão administrativa suíça) de Schaffhausen informou que o Ministério Público abriu processos criminais contra várias pessoas por “induzir, auxiliar e instigar o suicídio”.

O grupo The Last Resort, que levou a cápsula para que a mulher tirasse a própria vida, alegou que ela estava com o sistema imunológico “gravemente comprometido”. A chamada cápsula Sarco foi usada pela primeira vez neste incidente.

Os quatro detidos são Florian Willet, copresidente do The Last Resort, um jornalista holandês e dois suíços. Willet era a única outra pessoa que estava presente quando a americana tirou a própria vida, disse uma porta-voz do The Last Resort, que alegou que a mulher passou por avaliações psiquiátricas antes do procedimento.

O suicídio assistido é permitido na Suíça, desde que o ato que causa diretamente a morte seja praticado apenas pela pessoa que deseja morrer.

A Sarco leva à morte quando seu ocupante aperta um botão para liberar nitrogênio em seu interior, reduzindo a quantidade de oxigênio a níveis letais, e seu uso tem sido discutido na sociedade e na imprensa suíças.

Segundo informações da agência Keystone-SDA, a ministra da Saúde do país, Elisabeth Baume-Schneider, disse à Câmara dos Deputados nesta semana que a cápsula não atende aos requisitos da legislação de segurança de produtos e que o uso de nitrogênio no dispositivo não é compatível com a lei sobre produtos químicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.