Um suicida matou cinco civis no Afeganistão e feriu outros cinco hoje. A explosão ocorreu perto de uma sede do governo distrital em Qarghayi, na província de Laghman, no leste do país. Há dois policiais entre os feridos.
O porta-voz provincial Faizanullah Pattan atribuiu o ataque a inimigos do Afeganistão, expressão geralmente usada para se referir a militantes do Taleban. Um porta-voz do grupo, Zahihullah Mujahid, assumiu a responsabilidade pelo ataque. Há uma semana, o Taleban anunciou o início de sua ofensiva anual de primavera (no Hemisfério Norte).
Os civis são cada vez mais vítimas da violência que atinge o Afeganistão desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001 para derrubar o Taleban do poder. A ação estrangeira provocou uma insurgência, cuja intensidade cresce nos últimos anos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o ano passado foi o mais violento no Afeganistão desde o início do conflito, com 2.777 civis mortos, um aumento de 15% em relação a 2009. Há 130 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, dois terços deles dos EUA.
Uma retirada limitada das tropas estrangeiras de sete áreas relativamente pacíficas deve começar em julho. Até o fim de 2014 deve ocorrer a retirada completa das tropas estrangeiras do Afeganistão.