Seul O cientista Lee Byeong-chun afirmou ontem ter criado uma cadela clonada, depois do avanço anunciado no ano passado, com a criação do primeiro clone canino um macho. Lee é ex-colaborador do cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que caiu em desgraça depois que vieram a público fraudes em suas pesquisas. Alguns resultados revolucionários na tecnologia de clonagem, anunciados pelo cientista em 2005, revelaram-se falsos.
A cadela Bona, da raça afghan hound (galgo afegão), nasceu em 18 de junho, graças à tecnologia de clonagem, disse Lee, que é professor de veterinária da Universidade Nacional de Seul. Duas outras Hope (Esperança) e Peace (Paz) nasceram pouco depois, afirmou ele. Testes de DNA mostraram que as três cadelas são clones, de acordo com o veterinário.
Lee era um componente importante da equipe de pesquisas de Hwang A maioria dos avanços reivindicados pelo grupo, envolvendo células humanas, revelaram-se falsos. Mas o sucesso do grupo em produzir o primeiro cão clonado, Snuppy, foi confirmado. Clonar cães é considerado um feito importante por causa da dificuldade em manipular os óvulos da espécie.