Uma espécie de barata capaz de suportar temperaturas congelantes acaba de ser encontrada em Nova York pela primeira vez. A Periplaneta japonica, normalmente achada no Japão, é capaz de sobreviver a invernos rigorosos - diferentemente das espécies nativas da cidade americana. Cientistas da Universidade de Rutgers dizem que a espécie nunca havia sido achada nos EUA até agora.
A criatura foi detectada pela primeira vez em Manhattan em 2012, por um membro do grupo de controle de pestes, que trabalhava numa área destinada a ser transformada num parque. Na época, acreditou-se que a barata havia chegado aos EUA misturada à terra de uma das plantas orientais importadas para a decoração da região.
A Periplaneta japonica é capaz de sobreviver a temperaturas abaixo de zero e é conhecida por hibernar durante os meses de inverno. A descoberta foi documentada na "Revista de Entomologia", que publica descobertas sobre insetos.
Os cientistas garantem que não há por que temer uma infestação das baratas japonesas no continente americano, apesar do inverno rigoroso. As baratas são conhecidas por sua extrema capacidade de adaptação. Algumas são capazes até de sobreviver à radiação nuclear. Ainda assim, os especialistas acreditam que elas não devem encontrar um ambiente muito propício à reprodução nos EUA.