A chegada de um violento tufão levou as autoridades chinesas a decidir pelo esvaziamento de diversas cidades na costa do país - região onde vivem cerca de 1,8 milhão de pessoas.
O tufão Wipha deve ser o mais forte a atingir a China em muitos anos. Os meteorologistas já registraram ventos de até 250 km/h.
O tufão já atingiu o norte de Taiwan, onde escolas, supermercados e escritórios públicos foram fechados. Um operário morreu após um desabamento. O governo de Xangai - região com mais de 20 milhões de habitantes- ordenou que as escolas não abram nesta quarta-feira (19). A TV pública mostrou imagens de famílias sendo levadas de suas casas em botes e barcos de pesca.
A expectativa é que o tufão atinja o território chinês na manhã desta quarta. As autoridades dizem que ele pode perder força ao deixar o mar e entrar em terra firme.
Brasileiras no tufão
O tufão fez a Fifa adiar o jogo do Brasil contra a Dinamarca marcado para esta quarta-feira, às 9h (horário de Brasília), em Hangzhou, pelo grupo D da Copa do Mundo feminina de futebol. Agora, a partida será disputada na quinta-feira, no mesmo horário.
Wipha - cuja tradução significa um nome de mulher na Tailândia- começou na segunda-feira como uma tempestade tropical. Agora, os metereologistas temem que se transforme no mais destrutivo tufão a atingir a China nos últimos anos.
Danos em Taiwan
O tufão Wipha, cujo centro está apenas 150 quilômetros a leste da cidade taiuanesa de Ilan, provocou fortes chuvas e ventos em toda a ilha, paralisando as atividades econômicas e afetando as comunicações.
Vários vôos internacionais foram cancelados devido aos ventos de até 209 km/h. As autoridades taiuanesas pediram que todas as embarcações se refugiem nos portos e que a população não pratique esportes aquáticos nem se aproxime da costa.
O tufão afeta todo o nordeste da ilha. O Centro de Resposta a Emergências recomendou que os moradores de Taipé, Taoyuan, Keelung e Yilan tomem precauções para evitar acidentes. O órgão prevê transbordamento de rios, enchentes, deslizamento de terras e desprendimentos de rochas nas áreas montanhosas.