Um suposto comando de narcotraficantes chegou neste sábado a uma prisão no Estado ao norte do México, em Zacatenas, e libertou 59 prisioneiros, utilizando 15 caminhões e um helicóptero, informaram as autoridades no sábado (16).
Segundo as fontes do Exército e da polícia estatal, a maioria dos refugiados era membros do Cartel do Golfo, uma das organizações mais poderosas do país e que opera principalmente no noroeste do país.
O resgate ocorreu na madrugada, quando os integrantes do comando chegaram à prisão vestidos com uniformes da Agência Federal de Investigação (AFI), um corpo da polícia de elite, e disseram que queriam entrar na cadeia para realizar uma operação de transferência, disseram as fontes.
Durante toda a manhã do sábado, a polícia de Zacatecas e de Estados vizinhos como San Luis Potosí e Jalisco, com o apoio das forças de segurança federal, recorreram à região em busca de presos refugiados da prisão de Cieneguillas, a cerca de 25 quilômetros da capital do Estado.
Todos os guardas e os diretores da prisão estavam detidos para investigar sua provável participação como cúmplices do ataque, acrescentaram as fontes.
Os cartéis do narcotráfico são o principal problema de segurança do México, que possui cerca de 45 mil tropas para combatê-los, apesar de que as lutas não cessam entre os distintos grupos e entre eles e as forças de segurança.
A violência deixou no ano passado 6.300 mortes e mais de 2.250 só este ano. No entanto, Zacatecas era até agora um dos Estados com os menores índices de violência relacionada ao narcotráfico.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião