Seis pessoas morreram na queda de um helicóptero numa área altamente militarizada da Colômbia na terça-feira. Segundo a polícia, rebeldes disfarçados como soldados abateram o aparelho, que entregava dinheiro a uma agência bancária, e roubaram a carga.
O incidente no departamento do Cauca (sudoeste) mostra como as guerrilhas colombianas ainda são capazes de realizar ações expressivas, apesar de terem sido enfraquecidas pela ação militar feita nos últimos anos pelo governo com ajuda dos Estados Unidos.
O helicóptero havia pousado em um campo de futebol numa zona rural para abastecer a agência do Banco Agrário, quando homens armados com metralhadoras abriram fogo, matando quarto policiais e dois civis, segundo o general Oscar Naranjo, comandante geral da polícia.
"Entre 8 e 12 homens fardados chegaram atirando de uma das casas (...). A primeira teoria é de que foram as Farc", afirmou o general por telefone, referindo-se às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Ele acrescentou que uma quantia equivalente a cerca de 105 mil dólares foi levada.
Cauca é um reduto tradicional das Farc, e um corredor estratégico para o tráfico de armas e drogas, apesar da intensa presença militar.