Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Título 42

Suprema Corte dos EUA mantém medida da pandemia que permite rápida expulsão de imigrantes

Migrantes fazem fila para doação de comida em El Paso, Texas, na semana passada (Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER)

Ouça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira (27) que o Título 42, medida que permite rápida expulsão de imigrantes ilegais que chegam à fronteira sul, permanecerá em vigor enquanto a Justiça americana não tiver uma decisão final sobre o assunto. Cinco dos nove juízes votaram pela manutenção da medida.

O Título 42 foi imposto pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em 2020, durante a pandemia de Covid-19 e o mandato do ex-presidente Donald Trump, e continuou em vigor na gestão do seu sucessor, Joe Biden.

Essa medida permite que os Estados Unidos expulsem automaticamente a maioria dos imigrantes ilegais que chegam à sua fronteira sul, sem lhes dar a oportunidade de solicitar asilo, sob o argumento de evitar a disseminação da Covid-19 em instalações de detenção.

Em abril, as autoridades de saúde americanas apontaram que o Título 42 não era mais necessário do ponto de vista de evitar a propagação da doença, e em novembro um juiz federal decidiu que a medida deveria ser revogada na quarta-feira passada (21).

Entretanto, procuradores-gerais de 19 estados americanos governados pelo Partido Republicano intervieram e pediram que a medida permanecesse em vigor, alegando que a falta de políticas migratórias do governo Biden criou um caos humanitário no sul dos Estados Unidos e em outros estados e que o fim do Título 42 poderia agravá-lo.

Segundo o Serviço de Alfândegas e Proteção de Fronteiras dos EUA, desde 2020 a medida foi utilizada mais de 2 milhões de vezes para expulsar imigrantes ilegais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.