Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reino Unido

Suspeita de novo caso de grampo reaquece escândalo

A suspeita de mais um caso de escuta telefônica feita pelo tabloide News of the World reaqueceu ontem o escândalo que perdia um pouco de força com as férias de verão no Reino Unido.

Desta vez, a polícia informou à mãe de uma menina que foi morta aos 8 anos por um pedófilo que ela também consta da lista de possíveis vítimas do jornal.

A filha de Sara Paine, chamada Sarah, foi morta em julho de 2000. Na época, o "NoW" iniciou uma campanha para criar uma lei que permitisse aos pais saberem se há algum acusado por molestamento contra crianças morando na vizinhança.

A chamada campanha pela "Lei Sarah" aproximou o jornal da mãe da menina. Sara até escreveu um artigo emocionado na última edição do News of the World – fe­­chado por causa do escândalo no início deste mês. No texto, ela conta como o jornal a ajudou em mo­­mentos difíceis e como estava triste com seu fim.

O "NoW" chegou a dar um ce­­lular para Sara no início da campanha, e é a caixa postal desse telefone que pode ter sido acessada por um detetive a serviço do jornal.

O escândalo dos grampos co­­meçou em 2005. Mas, a princípio, a polícia disse que era um caso isolado, de um repórter e um detetive que haviam "grampeado" funcionários da família real.

Depois, apareceram evidências de que era uma prática co­­mum no jornal, mas atingia apenas celebridades.

O caso ganhou força quando foi revelado que a caixa postal de outra menina, de 13 anos, havia sido violada enquanto ela se encontrava desaparecida.

A menina apareceu morta seis meses depois, também vítima de um pedófilo. A indignação popular fez o dono do jornal, o magnata Rupert Mur­­doch, fechá-lo.

Murdoch foi também obrigado a depor aos parlamentares no inquérito que apura esses e outros crimes atribuídos ao jornal.

Ontem teve início o inquérito judicial que irá analisar a con­­duta do "NoW", da polícia (que errou na investigação do caso quando ele surgiu), e de toda a mídia do país. A expectativa é que dure pelo menos um ano até chegar a uma conclusão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.