• Carregando...
Alexandre de Moraes em sessão da Primeira Turma do STF em 6 de agosto.
Ameaça de prisão de representante legal do X por ordem de Alexandre de Moraes foi mencionada pelo jornal argentino Clarín.| Foto: Gustavo Moreno/STF

Na madrugada deste sábado, o jornal argentino Clarín noticiou o início da suspensão do X no Brasil, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Afirmando que muitos usuários já encontravam mensagens de erro em seus navegadores, e que não viam novas mensagens nos aplicativos para celular, a publicação portenha diz que ao longo do sábado o bloqueio deve estar completo, já que depende da ação de vários provedores de internet espalhados pelo país. O jornal também mencionou a multa de R$ 50 mil diários (ou cerca de US$ 9 mil) a quem usar “subterfúgios tecnológicos” como VPNs para contornar o bloqueio, chamando tais multas de “duríssimas”.

O Clarín afirma que Moraes e Elon Musk travam há meses uma disputa “sobre os limites da liberdade de expressão” e que o bilionário dono da rede social acusa Moraes de “motivações políticas”. Na noite de sexta-feira, ao noticiar o bloqueio, o jornal argentino lembrou que Moraes “havia ordenado a eliminação de uma série de perfis por suposta desinformação e Musk se negara a fazê-lo, acusando o juiz de agir sem motivo aparente e de forma sigilosa”. A reportagem ainda citou a ameaça feita por Moraes, de mandar prender o representante legal da rede social no Brasil caso os perfis não fossem derrubados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]