Beirute (EFE) Um grupo de arqueólogos descobriu um tabuleiro com escritura cuneiforme em uma escavação perto da fortaleza libanesa de Sidon, o que revela a utilização dessa escritura no Líbano e seu passado comercial. O anúncio da descoberta foi feito por Claudia Serhal, especialista em arqueologia e chefe da escavação, que assinalou que a escritura achada no tabuleiro é cuneiforme e que data do século 4.º a.C. A especialista assinalou que é a primeira descoberta deste tipo na cidade de Sidon e a terceira no Líbano, e demonstra que a escritura cuneiforme era utilizada em operações comerciais, contratos e correspondência.
Segundo estudosfeitos por especialistas britânicos, o tabuleiro é de argila e foi construído em algum ponto da região. A tábua tem cinco centímetros de comprimento por três de largura e está escrita nos dois lados, embora ainda não se tenha decifrado completamente seu conteúdo.
Espera-se que os trabalhos de escavação terminem no final de julho e o resultado será apresentado num documentário intitulado Sidon, 5 mil anos. As escavações, financiadas e supervisionadas pelo Museu Britânico custaram cerca de 100 mil libras esterlinas.
Comissão da Câmara dos EUA aprova PL para barrar entrada de Moraes no país
Em baixa, Lula tenta acelerar PIB com saque do FGTS; medida pressiona inflação e juros
Citando Brasil, governo Trump chama de antidemocrática censura contra empresas dos EUA
O que Lula quer com a reforma ministerial; ouça o podcast