Beirute (EFE) Um grupo de arqueólogos descobriu um tabuleiro com escritura cuneiforme em uma escavação perto da fortaleza libanesa de Sidon, o que revela a utilização dessa escritura no Líbano e seu passado comercial. O anúncio da descoberta foi feito por Claudia Serhal, especialista em arqueologia e chefe da escavação, que assinalou que a escritura achada no tabuleiro é cuneiforme e que data do século 4.º a.C. A especialista assinalou que é a primeira descoberta deste tipo na cidade de Sidon e a terceira no Líbano, e demonstra que a escritura cuneiforme era utilizada em operações comerciais, contratos e correspondência.
Segundo estudosfeitos por especialistas britânicos, o tabuleiro é de argila e foi construído em algum ponto da região. A tábua tem cinco centímetros de comprimento por três de largura e está escrita nos dois lados, embora ainda não se tenha decifrado completamente seu conteúdo.
Espera-se que os trabalhos de escavação terminem no final de julho e o resultado será apresentado num documentário intitulado Sidon, 5 mil anos. As escavações, financiadas e supervisionadas pelo Museu Britânico custaram cerca de 100 mil libras esterlinas.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico