BANGCOC - A Tailândia cancelou o alerta de tsunami emitido neste domingo após o forte terremoto de cerca de 7 pontos de magnitude que afetou as ilhas Andaman e Nicobar. A população já está sendo orientada a retornar para suas casas.
- Não encontramos formações de onda que possam causar danos - disse o chefe do Centro Nacional de Alertas de Desastres, Plodprasob Surasawadee.
O cancelamento aconteceu por volta das 18h10min (GMT).
Mais cedo, o governo havia pedido a milhares de pessoas que vivem na costa do Mar de Andaman que deixassem a área, tenmendo a possibilidade de um tsunami. Em 26 de dezembro de 2004, cerca de 227 mil pessoas morreram ou desapareceram nas ilhas asiáticas que foram atingidas por uma onda gigante.
O alerta foi emitido em mensagem transmitida em todas as redes de televisão, para seis províncias afetadas no ano passado, incluindo as ilhas turísticas de Phuket e Phang Nga e as províncias de Krabi e Satun.
- O tremor foi sentido em todas as ilhas das cadeias de Andaman e Nicobar - disse uma autoridade policial à Reuters, referindo-se às mais de 550 ilhas no arquipélago do Oceano Índico.
Na capital Port Blair, centenas de pessoas deixaram suas casas em pânico em direção a locais abertos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”