O Ministério de Defesa de Taiwan afirmou ter identificado 28 aviões de guerra chineses ao redor da ilha. De acordo com autoridades governamentais do país, alguns deles chegaram a cruzar a linha média do estreito de Taiwan, que separa a ilha do continente asiático.
Ainda conforme informou o governo taiwanês, as aeronaves estariam realizando missões de "longo alcance" não identificadas. A ilha enfrenta momentos de tensão com a China e vive sob constante ameaça de ser invadida por tropas chinesas.
Isso porque o país comandado por Xi Jinping considera que Taiwan seja uma província que o país ainda não conseguiu reunificar ao resto de seu território depois 1949, quando teve fim a guerra civil chinesa.
O Ministério da Defesa taiwanês disse ainda que 20 dos aviões detectados na manhã deste domingo chegaram a cruzar a linha média do estreito e entraram na zona de identificação da defesa aérea do sudeste e sudoeste de Taiwan.
A capital de Taiwan afirmou que percebeu um aumento dos ataques áereos e marítimos chineses à ilha nos últimos meses. As investidas passaram a acontecer depois que Pequim disse estar em "alerta máximo" com a região depois que navios dos Estados Unidos e do Canadá foram vistos passando pelo Estreito de Taiwan.
Entre quarta e este domingo (17), o governo de Taiwan disse que já detectou 68 aeronaves chinesas e 10 navios de guerra ao redor da ilha. A China não se posicionou oficialmente sobre os a movimentação da sua frota de ataque no Pacífico Ocidental em direção à ilha.