Ouça este conteúdo
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan , Joseph Wu, denunciou nesta quarta-feira (20) a construção de “enormes” bases militares pelo regime chinês nas proximidades de Taiping, no Mar do Sul, área controlada por Taipei.
Desde a década de 1940, há na região uma guarnição da Guarda Costeira taiwanesa, bem como um porto, uma pista de pouso e outras infraestruturas civis.
“A China estabeleceu grandes bases militares nos recifes que rodeiam a Ilha Taiping, como os recifes Mischief, Subi e Fiery Cross. Estas situações devem ser levadas em conta”, afirmou o ministro em declarações à imprensa local.
A área que envolve centenas de ilhas no Mar do Sul é reivindicada por diversos países, como Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã, por ser uma região rica em reservas submarinas de petróleo e gás, importantes áreas de pesca e uma das principais rotas do transporte marítimo do mundo.
Na quarta-feira passada, Pequim esteve envolvida em outro episódio que gerou alertas para Taipei, após enviar 18 aviões militares chineses para zonas marítimas próximas ao Estreito de Taiwan, o número mais elevado desde novembro do ano passado, segundo informou o Ministério da Defesa Nacional (MDN) da ilha.
As expedições aconteceram pelo norte, sudoeste e leste da Área de Identificação Aérea de Taiwan. Apesar de ser uma fronteira não oficial, a linha média do Estreito foi respeitada por Taipei e Pequim durante décadas.