O presidente do Iraque, Jalal Talabani, de origem curda, se reuniu nesta segunda-feira com representantes da Aliança Unida Iraquiana (AUI), de linhagem xiita e vencedora das eleições parlamentares, para superar divergências sobre a formação do novo governo. Depois da reunião, Hussein al Shihristani, um dos dirigentes da AUI, afirmou que "as conversas para resolver alguns assuntos pendentes começarão amanhã".

CARREGANDO :)

Al Shihristani expressou sua esperança de que outros grupos políticos participem das negociações, especialmente a Frente do Acordo Nacional Iraquiana (formada por sunitas) --que reúne três principais partidos desta comunidade-- para formar um governo de união nacional.

Nos últimos dias, vários dirigentes curdos, árabes sunitas e xiitas laicos manifestaram sua rejeição a que o primeiro-ministro interino do Iraque, Ibrahim al Jaafari, ocupe o cargo em um segundo mandato como propõe seu partido, vencedor das eleições com 128 das 275 cadeiras do Parlamento.

Publicidade

Talabani disse que, na reunião, foi confirmada "a necessidade de reforçar a coalizão estratégica e o trabalho conjunto entre a Aliança Unida Iraquiana e a Aliança Curda para acabar com o conflito sectário e com o que coloca o país em perigo".

O presidente iraquiano anunciou hoje que o Parlamento do país, o primeiro de caráter não-interino no pós-guerra, realizará no próximo dia 12 sua primeira sessão desde as eleições gerais de 15 de dezembro.