Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Taleban ajudou em ataque, afirmam EUA

Holder fala sobre as investigações do atentado na Times Square: evidências da participação do Taleban | William Plowman/NBC NewsWire/Reuters
Holder fala sobre as investigações do atentado na Times Square: evidências da participação do Taleban (Foto: William Plowman/NBC NewsWire/Reuters)

Washington - O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, afirmou ontem que o Taleban do Paquistão está por trás atentado frustrado na Times Square, em Nova Iorque, há oito dias. Holder disse que o braço paquistanês do grupo extremista islâmico provavelmente auxiliou no financiamento da tentativa de ataque.

"Nós dispomos de evidências que apontam o envolvimento do Taleban paquistanês no ataque", afirmou Holder em entrevista ao programa "This Week", da rede de TV ABC.

Segundo ele, "nada sugere" que o governo do Paquistão soubesse da ação frustrada, perpetrada por Faisal Shahzad, 30 anos, cidadão paquistanês naturalizado americano.

Os EUA prenderam Shazhad como suspeito da tentativa de explodir um carro-bomba na Times Square, um dos lugares mais movimentados de Nova Iorque, no último dia 1.º Investigações apontam que ele recebeu treinamento do Taleban no seu país natal.

Os EUA alertaram o Paquistão sobre "consequências severas" se um ataque extremista bem sucedido contra o país tiver raiz comprovada no Paquistão. O recado foi dado pela secretária de Estado, Hillary Clinton, em entrevista ao programa "60 Minutos", anteontem.

"Deixamos isso bem claro –Deus não permita – que se um ataque desse tipo fosse bem-sucedido e nós rastreásseamos sua origem no Paquistão, haveria consequências drásticas", disse ela, sem dar detalhes.

"Temos mais cooperação e houve uma enorme mudança no comprometimento que vemos do governo do Paquistão. Queremos mais. Esperamos mais", disse Hillary.

"Acho que havia um jogo duplo nos anos anteriores, onde se falou muito e se fez pouco. Temos muito produzido. Vimos a morte e a captura de um grande número de líderes de grupos terroristas importantes e vamos continuar", acrescentou.

O assessor de segurança nacional de Obama, John Brennan, também afirmou ontem que Shazad estava trabalhando para o Taleban.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.