Um grupo de insurgentes talebãs lançou um ataque contra uma base da Otan na cidade afegã de Kandahar, informou à Efe uma fonte policial.

CARREGANDO :)

"Foram escutadas várias explosões e tiroteios, que ainda continuam", disse o agente, que explicou que os insurgentes ocuparam um edifício próximo ao lugar atacado.

Em declarações à Efe, o porta-voz dos serviços secretos afegãos (NDS), Lutfulá Mashal, confirmou o ataque à Otan, mas não ofereceu maiores detalhes.

Publicidade

Esse tipo de ofensiva é comum no Afeganistão e aumentou nos últimos anos com o conflito entre os Estados Unidos e o ocidente e o grupo terrorista, que esse mês completa uma década.

Kandahar, localizada no sul do país, é considerada a capital espiritual do movimento taleban e é uma das zonas mais perigosas do Afeganistão.

As tropas estrangeiras começaram em julho a retirada gradual do país e a transferência da responsabilidade da segurança de algumas zonas do país às forças afegãs.

Essa transição se prolongará até 2014. A segunda fase desse processo deve começar no próximo mês e abrangerá metade das províncias do Afeganistão. O calendário exato da transição, no entanto, ainda não foi divulgado.

Veja também
  • Afeganistão: explosão de caminhão-tanque mata 10
  • Operações da Otan levam à morte ou captura de 200 extremistas no Afeganistão
  • Hillary Clinton convida talebãs a participar no futuro do Afeganistão
Publicidade