O Taleban do Paquistão açoitou em público 65 homens acusados de usar e vender drogas em uma região tribal que o governo afirmava estar livre dos militantes radicais, informou o grupo nesta segunda-feira.
Os homens receberam dez chibatadas cada um em uma área aberta usada por crianças para jogar futebol e também local de sermões religiosos na cidade de Mamoza, na região de Orakzai, noroeste do país, disse o porta-voz do Taliban, Hafiz Saeed.
As agressões ilustram como o Taleban no Paquistão, que é ligado à Al Qaeda, ainda é capaz de impor sua interpretação radical do islã em algumas partes do noroeste do país, apesar de o governo ter empreendido várias ações militares na região para enfraquecer o grupo militante.
"Eles foram considerados culpados de usar e vender drogas, e foram condenados por nossa corte islâmica à punição, que foi realizada em público", disse Saeed.
Em março, tropas paquistanesas realizaram uma ofensiva em Orakzai, que é considerada pelas autoridades a base do Taliban paquistanês, incluindo centros de treinamento.
Os militares disseram na semana passada que a ofensiva eliminou 90% da força dos militantes em Orakzai. Mamozai ainda é controlada pelo Taleban. Os ataques continuam ocorrendo em áreas que foram tomadas pelos militares.