Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terror

Taleban reivindica atentado que matou 30 no Paquistão

O Taleban reivindicou nesta quinta-feira (28) a responsabilidade dos atentados contra escritórios da polícia e da agência de inteligência na cidade de Lahore, no leste do Paquistão, que deixaram pelo menos 30 pessoas mortas e mais de 300 feridas. Um grupo pouco conhecido, autointitulado Movimento Taleban no Punjab, também reivindicou o ataque. Não estava clara a relação entre esse grupo e o Taleban.

Hakimullah Mehsud, vice do chefe paquistanês do Taleban Baitullah Mehsud, disse que o atentado foi uma resposta à atuação militar no Vale do Swat, em uma ofensiva contra o controle dos militantes sobre a área no nordeste do país. Os militares do país lançaram uma grande ofensiva no Swat no mês passado, após o Taleban tomar o controle de um distrito vizinho, em uma investida para expandir sua influência. Washington e outros aliados ocidentais acreditam que a campanha é um teste para se saber o nível de determinação do governo local para conter os militantes.

Novo ataque

Também nesta quinta, explosões no mercado Qissa Khawani em Peshawar, no norte do país, deixaram pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 20 ficaram feridas, informou a emissora Dawn. As bombas usadas no ataque foram deixadas num carro e numa motocicleta estacionados em frente, disse o oficial de polícia Zarman Shah Khan. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria dessas explosões

Peshawar é a principal cidade do noroeste paquistanês e fica próxima das regiões tribais sem lei perto da fronteira afegã, onde acredita-se que haja muitos militantes do Taleban atuando.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros