Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estilo e religião

Talibã ameaça barbeiros no Paquistão

Barbeiros de uma região tribal do Paquistão receberam avisos de estilo talibã destribuídos por fanáticos religiosos alertando contra cortar ou raspar barbas, disseram moradores nesta segunda-feira.

Os avisos foram espalhados por barbearias de Khar, principal cidade da região tribal de Bajaur, na fronteira com o Afeganistão, e por outros vilarejos vizinhos.

"Os barbeiros envolvidos em atividades antiislâmicas, como raspar barbas, estão alertados que podem ser responsáveis por qualquer dano a suas lojas ou casas", diz um aviso em uma barbearia de Inayat Kalay.

Muitos estudiosos islâmicos dizem que os muçulmanos devem, se possível, deixar a barba crescer pelo menos até o tamanho de um punho fechado. O bigode, entretanto, pode ser raspado.

Também houve ameaças a barbeiros de Waziristan, outra região considerada de apoio ao Talibã, ex-regime do Afeganistão que defende uma interpretação rígida e conservadora do Alcorão.

"Os barbeiros estão com medo. Noventa por cento do negócio deles é fazer barbas. Nós praticamente não temos mais negócio agora", disse um barbeiro de Inayat Kalay, que pediu para não ser identificado por motivo de segurança.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.