Ouça este conteúdo
Os talibãs anunciaram nesta segunda-feira (6) a tomada da província de Panjshir, no norte do Afeganistão, a única das 34 do país que não estavam nas mãos do grupo. A resistência na região, porém, nega a informação.
"A última fortaleza do inimigo mercenário, a província de Panjshir, foi completamente conquistada", afirmou, em comunicado, o principal porta-voz dos fundamentalistas, Zabihullah Mujahid, após dias de combate.
"Alguns dos rebeldes da província foram derrotados, e o restante fugiu", completou o representante dos talibãs.
Tomada negada
A informação, no entanto, foi negada quase imediatamente pela Frente Nacional de Resistência, grupo opositor que luta contra os integrantes do grupo em Panjshir, que garantem não terem sido derrotados e que os combates seguem na região.
Esta é a única das 34 províncias do Afeganistão que não estava sob o controle, ao menos até ontem, dos talibãs, depois de ofensiva que culminou com a chegada até Cabul, em 15 de agosto.
O representante do grupo ainda afirmou que, com a vitória em Panjshir, o país deixa o período de guerra e agora busca partir para um período de "liberdade, independência e prosperidade".
Outro porta-voz dos talibãs, Bilal Karimi, afirmou à Agência EFE que os combatentes do grupo estão deixando a província, enquanto o "inimigo se esconde nas montanhas" da província, em referência aos integrantes remanescentes do efetivo da resistência.
"Um grande número das forças inimigas e combatentes morreram em Pansjhir e alguns deles fugiram para se esconder nas montanhas. Não sabemos, contudo, quem dos comandantes ou líderes deles morreram e quem fugiu", disse a fonte.
A resistência na província era dirigida pelo ex-presidente afegão, Amrullah Saleh, que havia se autoproclamado o novo chefe de governo do país, com a fuga de Ashraf Ghani, ocorrida após a tomada de Cabul.
Além disso, estavam no comando das forças, Ahmad Massoud, filho do antigo comandante do Exército do Afeganistão, Ahmad Shah Massoud, o "Leão de Pansjhir", que ganhou notoriedade ao enfrentar soviéticos e talibãs na região.
Resistência anuncia que segue lutando
O líder da Frente Nacional de Resistência, Ahmad Massoud, disse que o grupo segue presente na província de Panjshir, depois que o grupo fundamentalista anunciou a conquista da região.
Por meio de áudio que foi veiculado nos perfis dos oposicionistas no Facebook e no Twitter, Massoud garantiu que as forças da resistência seguem mantendo posições estratégicas em Panjshir, de acordo com informações veiculadas pelo serviço de notícias afegão "Tolo".