• Carregando...

O Talibã está ganhando força em algumas regiões do Afeganistão, disseram as Forças Armadas americanas na quarta-feira, depois de uma semana de pesados confrontos que deixou um saldo de 300 mortos.

Cinco anos depois de ter sido derrubado do poder pelas forças dos EUA, o Talibã parece estar mais bem organizado e mais agressivo.

"Não há dúvidas de que o Talibã cresceu em força e influência em algumas áreas de Kandahar, Helmand e no sul de Uruzgan", disse o porta-voz das Forças Armadas dos EUA, coronel Tom Collins, em um comunicado, referindo-se a três províncias afegãs.

A onda de violência crescente ocorre no momento em que milhares de soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegam ao país. O número de homens da aliança chegará a 16 mil. Os EUA já têm 23 mil soldados no Afeganistão.

Na terça-feira, soldados dos EUA e do governo afegão mataram 24 rebeldes na província de Uruzgan. Um policial e quatro soldados afegãos morreram no confronto.

Em outro incidente, homens armados emboscaram um carro na província de Ghor, matando um juiz, um funcionário da província e dois guardas, informou o vice-governador da província, Ikramuddin Rezaye. Um porta-voz do Talibã disse que o grupo foi o responsável pelo ataque.

Na quarta-feira, um avião militar britânico pegou fogo em uma pista de pouso, em Helmand. Segundo oficiais militares, não houve feridos, e foram descartadas as suspeitas de que o incidente tenha sido causado por fogo inimigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]